quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O amor e seus mistérios e uma lição.

Todo mundo sabe o que é uma fossa. Difícil quem passe pela vida sem estar numa por causa de um relacionamento que terminou. Talvez seja um drama que faz com que cresçamos, mesmo que percamos com isso o motivo mais importante desse crescimento, que é quem mais desejamos e por razões diversas, sejam nossas ou de outrem, já não cabem mais no mesmo espaço de um só coração.
Já disse o poeta que amar é trocar o coração de casa. Ou a música do U2 que dizia que dois corações batem como um só. Diversas frases ou versos já divulgaram o amor, e com isso couberam como uma luva no sentimento de duas pessoas. Como se pra elas fossem feitas, adrede preparadas para servir de canto para embalar enamorados de todas as épocas e idades.
Mas claro, não haveria tantas histórias de amor se também não houvesse seu oposto, as histórias de fim de namoro, casamento, namoro, relação. Tão belas quanto as histórias que terminam bem, as que se acabam também seu tanto de admiradores, seja pela sua beleza intrínseca, seja por espelharem pelos olhos da arte razões da vida comum do mais comum dos mortais.
Uma das coisas mais tristes que podem haver nesse mundo, além da morte, como eu acreditei que fosse a única coisa definitiva, são os relacionamentos que se rompem em definitivo. Seja pela mágoa, ou por algum fato imperdoável pra um dos dois, pois sempre o será somente pra um, há situações em que não se admite volta, e o orgulho, ou o cansaço, ou sabe-se lá Deus o que mais, simplesmente diz grita entre duas pessoas nessa vida: Basta!
Ouvia esses dias a música Um dia, Um Adeus de Guilherme Arantes, e como sua incrível beleza passou por mim sem causar sequer um frêmito, não me emocionou ou nunca foi uma das preferidas do cantor. Talvez não tivesse a sensibilidade, ou então a vivência para poder compreendê-la, e enteder sua linda letra e melodia. Com certeza é das mais belas desse hitmaker. Mas falávamos de fossa, estando então eu imerso nela até os ossos, e revisitando essa canção por acaso no youtube, e o quanto ela "leu" o que eu queria dizer, somente agora pude casar e embeber a música com a significância do sentimento e da vida.
Mas por que relacionamentos acabam? No meu caso, por imaturidade, que resultaram em tolos desentendimentos, que geraram brigas tolas que por fim resultou numa grande briga mais tola ainda. Mas por vezes ao estarmos imersos no sentimento de um relacionamento que queremos que dê certo, não escutamos a voz da razão, alguém de fora do olho do furacão para poder nos tirar da zona de beligerância que por vezes só temos com quem mais queremos e amamos e nos trazer a luz nessa escuridão de almas no meio de desentendimentos. Não tive quem pudesse me iluminar com esse insight. E então, como diz o poeta, algumas palavras duras em voz mansa castigaram, e tudo se perdeu, quando havia ainda uma chama, e fui a chuva que apagou qualquer calor.
Uma amiga, com quem conversava sobre o assunto, estava para fazer algo parecido com o que eu fiz com seu relacionamento. Então eu contei a minha história triste, e falei que tudo que eu queria era uma máquina do tempo para voltar e resolver e acalmar-me para não cometer a besteira que fiz questão de cometer. Expliquei que o dela ainda não havia atingido o ponto do "nessa vida não mais". E disse que depois só seria como diz o poeta, mais uma vez cito: "Toda história é remorso". Não queria mesmo que caísse na armadilha que eu fiz pra mim. E ela capitulou e resolveu conversar mais calma com seu namorado.
Senti então que minha história, sem final feliz, pelo menos teve, como numa fábula, um ensinamento que pôde salvar alguém de repetir erros que acabam por romper romances e desunir vidas.
De certa forma a expêriencia é o nome que damos aos nossos erros, porém quando ela pode ajudar alguém, viram lições que se pra nós foram dolorosas, podem evitar a dor de tantos outros.
Fico feliz, com um sorriso meio triste. Mas fico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário