terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pedaleira Zoom G1Xon e uma história com final feliz. Valeu Royal Music! (Feat: lute pelos seus direitos, consumidor BR!)

Vou contar uma história com final feliz, uma dica e como persistir por vezes pode ser uma boa política.
Comprei uma pedaleira Zoom G1Xon na casa da música aqui de Barra Mansa. Ótima pedaleira, com efeitos muito competentes e vasta funcionalidade e versatilidade. Com pedal de expressão incluso, o custo-benefício é bom.
Satisfeito, usei durante o tempo que as pilhas que vieram com ela duraram. Apesar do jeitão de brinquedo do design dela, ela cumpre e até surpreende.
Então a bobagem, que eu não sabia estar fazendo, ocorreu. Comprei 4 pilhas recarregáveis e tasquei na bichinha, como se não houvesse amanhã. Elas vieram pré-carregadas, e duraram um bom tempo. Recarreguei e coloquei na pedaleira. E foi o último sinal de vida que tive dela. Troquei as pilhas, coloquei outras, etc. Até uma fonte eu lancei nela, original, para ver se dava resultado. Nada. Olhei o tempo de garantia, e como é um produto importado, 90 dias. Conferindo a data da compra, vi consternado que já contavam 105 dias!
Voltei a casa da música, expliquei a situação, papo vai com o dono da loja da cidade vizinha, a matriz e por fim eles lavaram as mãos, me indicaram oficina, que por sinal já não trabalhava mais com pedais. Sad.
Tentei então contato com a distribuidora, a Royal Music, atráves de email contando a história. Neste meio tempo conversei com duas autorizadas, uma de SP e outra do RJ. As duas disseram duas coisas intrigantes: uma, que não se deve usar pilhas recarregáveis nelas, pois nem todas recarregam com a carga nominal indicada, mas por vezes mais, o que pode ser fatal para os micro-circuitos delas. A outra, um tanto quanto já previsível no senso comum, é que os produtos de hoje não são feitos para durar. Exemplificou o técnico que ele estava com 5 pedaleiras da Boss para jogar fora porque não havia peças de reposição para consertá-las!
Como o manual da zoom não dizia nada sobre pilhas recarregáveis, seria uma boa um alerta sobre elas, já que ninguém é adivinho.
Voltando ao assunto do email, a Royal foi muito simpática no atendimento e já deu um alerta sobre a falta de peças de reposição, o que me deixou um tanto desanimado. Porém pediram que eu enviasse a oficina, que no caso foi a Switch do RJ, para que eles verificassem o que poderiam fazer, mesmo com a garantia tendo expirado. Lembro que informei ter comprando antes uma pedaleira zoom que já tinha mais de dez anos, e que tinha uma imagem muito positiva da empresa por ter um aparelho de grande durabilidade.
Isso foi lá pelo final de novembro. Em torno do dia 19 de dezembro a Switch postou no correio e só em torno de 10 de janeiro recebi uma pedaleira nova!
Agradeço a Royal Music pelo respeito com seu consumidor na tratativa deste caso, e com isso ter enviado um pedal novo, na caixa, mesmo fora da garantia legal. Surpreende? Sim, porque como consumidores somos normalmente tão maltratados que é fato novo quando uma empresa preza seu cliente e faz o que está possível a seu alcance para ajudar.
Consumidor, a lição é: vá a luta pelos seus direitos. Afinal, você pagou por seu produto e não ganhou.


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