domingo, 26 de janeiro de 2014

Tablet Multilaser M8 - 8 polegadas - REVIEW

Desde que meu tablet Genesis gt 7200, bicho guerreiro, começou a ficar um pouco lento em algumas funções devido a natural evolução e peso dos aplicativos, estava de olho em um aparelho com specs um pouco melhores para darem conta do recado de performance e também com uma tela ligeiramente maior que favorecesse leitura de livros, gibis, etc.

Assim que venho aqui dar detalhes do tablet da Multilaser de 8 polegadas, um dual core Cortex A9 de 1,6ghz, 1 Gb Ram - o mínimo recomendado para não atrapalhar - 4 GB de espaço interno (não muito agradável isso, o ideal seria pelo menos 8 GB, resolução de 800 x 600 ( ele tem a proporção de tela 4:3 e não wide), câmeras de 2 mp traseira e 0,3 mp para videochamadas, que são apenas quase que decorativas pois são muito fracas.

Ele tem um bom tamanho de tela, e para ver vídeos achei muito bom, o youtube fica excelente - a placa wifi dele é excelente, captando a rede muito facilmente e com sinal forte. Porém, falando da tela, quanto a quantidade de linhas, ele deixa a desejar. Quem está acostumado a usar telas HD, como eu no celular Blu Life Play nota na hora esta baixa resolução. E quando estamos com o tablet em pé, parece que não foi otimizada corretamente para exibição, pois as letras ficam embaçadas, e as imagens idem. Sabe quando colocávmos uma resolução no monitor que não eram as padrões (640 x 480, 800 x 600 que no caso é a que o tablet usa, entre outras) e a imagem ficava estourada, sem foco? Isso que parece que ocorre com o multilaser. A detecção de toque é boa, embora nas bordas inferiores os controles de voltar, home, etc que estão na tela e não físicos, são acionadas sem querer diversas vezes até se acostumarmos. Ela é multitoque de 5 pontos, aliás. Em Dead Trigger 2, famoso jogo de zumbis, ele consegue rodar bem, inclusive no high, porém a sensibilidade dele ficou um pouco alta quando vamos mirar em qualquer coisa. Mesmo diminuindo no game não fica ideal. Não testei em outros jogos, mas de momento notei esta falha.

A ergonomia dele é até que interessante, como a borda lateral esquerda que é ligeiramente maior para ter uma melhor pegada do aparelho. Mas não é muito leve, pesando 518g.

O sistema operacional é o Jelly Bean 4.1.1 que opera muito bem no M8, e a compatibilidade de programas é muito boa, embora notei que no instagram ele não rode vídeos: ouvimos o som mas a tela fica preta!
Não notei outros problemas neste sentido, mas claro que irei atualizar posteriormente se encontrar mais detalhes em contrário. E para os que gostam de um sistema operacional mais fuçável, ele já vem rooteado.

Bateria: a duração desta de 3500 mah é apenas razoável, umas 3 a 4 horas, isso com o wifi ligado direto e usando para navegar, ver vídeos, jogar, etc, uso bem mais que imoderado, digamos assim. Um detalhe pertinente: a bateria parece descalibrada. Explico: ao colocar na carga, o aparelho em torno de 1h e 45min informa que a bateria está 100% carregada, mas basta tirar da fonte para em poucos minutos cair para 61%, ou seja, o tempo padrão para carga é de 3 a 4 horas para se ter completamente carregada.
O som do aparelho é bom, mas porém contudo todavia é muito baixo. Excessivamente baixo, chegando a ser incômodo e precisar ter ouvidos de super-homem para poder entender o que está sendo dito num vídeo, dependendo do canal do youtube. Uma pena, mas esta é uma bola fora. Parece até que prevendo isso a fabricante nos presenteia com um fone de ouvido bem simples, mas que pelo jeito será companheiro de muitas horas. Há um app que aumenta via software o som de tablet e celulares e se funcionar atualizo com o nome inclusive do mesmo.

A conectividade dele é padrão, com saída mini Hdmi, usb, mini USB, entrada para cartão micro SD, além de saída de fone de ouvido além dos botões início e ligar/desligar. Eles ficam na lateral com borda maior, uma boa sacada de design já que esta é maior para ajudar ao segurar o tablet.

Ele aceita modem externo 3G, que pode ajudar na conectividade em locais onde não há wifi.
Na caixa acompanha carregador, um cabo USB, fone de ouvido e uma película para proteger a tela.
Os aplicativos instalados são uteis, não há bloatware, o que é importantíssimo dado o fato que o tablet apresenta somente 4GB de espaço interno, embora possa ser aumentado com cartão SD, porém não para aplicativos, e sabemos que jogos principalmente são mestres em roubar espaços generosos nos android.

Em resumo, pelo custo-benefício (custou R$ 285,00 na americanas, embora esta semana esteja sendo vendido a R$ 359,00 reais) vale a pena, já que com este tamanho de tela e specs não tem como não ficar balançado pelo modelo. Claro que há poréns, conforme foi explanado no review, mas os prós são mais contudentes que os contras, e que por isso um honroso 7,5 de nota é justo para o Multilaser M8. 

Atualização 08/03/2014: quer que diminuiam as travadas irritantes que ocorrem? Deixem a atualização de aplicativos no modo manual, pois senão os apps são atualizados e instalados no momento que estás usando um fb da vida e tudo para, brother, e dá-lhe aguardar sem resposta do aparelho a atualização do tradutor ou algo mais desimportante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário