sexta-feira, 25 de maio de 2018

Andrea Dória - Legião Urbana

Uma das músicas mais queridas da Legião se esconde no álbum 2, aquele mesmo que aos 15 anos foi minha estréia, em grande estilo, em um show de rock.
Como é sabido por muita gente inteligente, as músicas que ficam muitas vezes não são aquelas que fazem mais "sucesso", não necessariamente, embora não seja excludente que qualidade esteja imbuída de uma bem sucedida carreira radiofônica.
Curioso lembrar isso já que no show de 1986 a Legião não tocou esse clássico, uma das letras mais bonitas criadas pelo Renato, de uma delicadeza e verdade raras, e não diamantes feitos de pedaços de vidro. Reproduzo a letra e link do youtube dessa canção clássica.
Engraçado que o título vem de um navio que afundou em 1956, que como a juventude, as vezes cai nas malhas da hipocrisia, destruindo assim planos e sonhos e acaba por naufragar. Renato resolveu criar essa canção que é um diálogo, surgiu quando ele conversava com a mãe de Bi Ribeiro e uma colega que estava para baixo.
As belas frases dessa canção são uma antologia de boa letra e lirismo.

"Teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais / faríamos floresta do deserto / e diamantes de pedaços de vidro"

"Até chegar o dia em que tentamos ter demais / vendendo fácil o que não tinha preço"

"Quero ter alguém com quem conversar / alguém que depois / não use o que eu disse / contra mim"

"já me acostumei / com a estrada errada que eu segui / e com a minha própria lei / tenho o que ficou / e tenho sorte até demais / quando sei que tens também"

Renato canta contido e no final parece querer rasgar o peito na resignação do que não deu certo. A leve trama de guitarras dedilhadas e violão, a bateria naquele ritmo acelerado de chimbau dos anos 80, recendendo a The Smiths com sua letra confessional. Um clássico. Bela, belíssima canção.

ANDREA DORIA
(LEGIÃO URBANA)
 Às vezes parecia que de tanto acreditar
Em tudo que achávamos tão certo
Teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais
Faríamos floresta do deserto
E diamantes de pedaços de vidro
Mas percebo agora que o teu sorriso
Vem diferente
Quase parecendo te ferirNão queria te ver assim
Quero a tua força como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
E não sentir mais nada
Às vezes parecia que era só improvisar
E o mundo então seria um livro aberto
Até chegar o dia em que tentamos ter demais
Vendendo fácil o que não tinha preço
Eu sei, é tudo sem sentido
Quero ter alguém com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse contra mim
Nada mais vai me ferir, é que eu já me acostumei
Com a estrada errada que eu segui e com a minha própria lei
Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também

Andrea Doria - Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário