sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ser Rocker e as músicas que ultrapassam todos os rótulos

Sempre fui e gostei de música Rock. Nascido e logo depois envolvido pela explosão do rock nacional dos anos oitenta, onde era um rock em cada rádio e um disco em cada esquina, o período foi luminoso e fez minha alma musical. Sabemos que aquilo que marca a gente na adolescência muitas vezes ecoa pela eternidade, como dizia o cara lá de Gladiador. E realmente marca, tanto que até hoje nas barulheiras são as músicas daquela época que me dão mais prazer de tocar.
Ser rocker é muito bacana mas então que ocorre aquele corpo estranho que tira a vida do tédio, e sem a surpresa a vida é apenas um triste linha reta. Refiro-me com isso ao fato de apesar de gostar muito do rock, por vezes há canções que fogem deste estilo e caem no gosto de forma indelével, estão ali na memória, para serem sempre visitadas, esquecidas por algum tempo mas que sempre estarão espreitando na esquina das reminiscências.
Tem pouco me deparei com uma música que gosto muito, e embora seja um sucesso axé-samba-romântico, a música Sempre Será do Araketu me fez sair da zona de conforto. Lançada em 1995 no álbum Araketu Dez, de autoria de Chico Roque e Paulo Valle, seja pela letra apaixonada, seja pela bela melodia ou a voz diferenciada de Tatau, não tem como não se deixar conquistar por este grande sucesso da música POPULAR com P maiúsculo, porque esta realmente deve gerar muitos narizes torcidos para ela devido a ser uma canção sucesso do povão. Acho uma tolice que haja limites quando se trata de música, ela é bonita ou não é, fala ao coração ou não, empolga todos ou não, se ela mexe e faz a galera cantar, acho que algo grande acontece. Existe música para todos os gostos, mas quando acontece o clarão de inspiração e uma música se torna gigantesca, deve ser muito recompensador para o compositor. Engraçado que buscando no youtube para versões da canção ao vivo, só encontrei uma apresentação deles na época do lançamento da canção no faustão, gravada de videocassete, qualidade sofrível de imagem...rs E uma outra com cantor fazendo cover chamado Edésio que ficou muito boa. Uma coisa legal dessa letra é a questão de destino no refrão, sobre o que tem de ser assim será, esse determinismo romântico que muitas vezes tem mais um quê mais de romântico ao invés de determinismo. Coisas da paixão quando se imagina que aquela pessoa tem de acontecer, está escrito, as estrelas conspiram e os anjos dizem amém. É uma idéia, e isso que faz a força do refrão. Num refrão bem imaginado muitas vezes está o segredo do sucesso. Claro que não é uma regra, senão a Legião Urbana por exemplo, ou seus pais, os The Smiths, estariam perdidos. Um outro verso que acho muito bonito é aquele de que o amor é algo que tem de ser mútuo, ser a dois, tem de ser doação, e é isso que ele receita em "pra gente viver, tem que sonhar / quem quer receber, tem de se dar", é gente, isso é bonito a beça!
De resto é viajar nesta bela canção que creio que mexeu e mexe com muita gente nesse Brasilzão afora. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário