quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Lado B: Linhas Cruzadas - Capital Inicial

Eu tenho por vezes uma predileção por canções que não foram sucessos radiofônicos. Na verdade as grandes jóias dos artistas são aquelas mais subestimadas, escondidas por vezes num lado B que ninguém dá bola, isso na época dos LPs, que comportava essa definição. Claro que com os CDs ficou um tanto coisa de velho falar isso, mas eu sou então aguenta aí...rs
Canções que importam muitas vezes, já falei isso até, não te pegam de primeira, mas quando vamos nos acostumando com sua beleza, com seu jeito malemolente de falar a alma musical, de conquistar de leve pela familiaridade, serão essas que muitas vezes irão te acompanhar pelo resto da vida, sempre voltando com mais ou menos força, mas sempre voltando, como um amor verdadeiro.
Divago, mas quero falar de Linhas Cruzadas, canção que tenho amor platônico por ela, e pelas idéias que ela apresenta, de um jeito meio adolescente por vezes, mas falando com sinceridade de amor, desilusões, esperança.
Segue a letra dela abaixo, com a cifra se lhe apraz tocar. Eu gosto pacas!
O riff dela inicial é um dos mais bacanas do capital, com o piano do Bozo Barreti para dar grandiosidade perto do refrão, casa muito bonito com o tom que quiseram dar a canção. A guitarra de Loro Jones embora seja simples no solo fica ainda mais expressiva na versão ao vivo, sem os teclados.
A desilusão com o ser amado quem nunca viveu? Então quando Dinho diz que "Fui enganado quando eu te conheci / você disse que era simples e eu acreditei.." não tem como não falar aos corações que já passaram por alguma um dia, em resumo, cada coração da terra... Mas ele acaba percebendo que esteve tão perto: "Parecia tudo certo / tudo que eu queria / estava tão perto de acontecer".
Mas depois de ela dizer que "detestava minhas roupas e meus discos" ele acaba por saber que sempre amar vale a pena, e que se não há reciprocidade no final, a culpa não é de quem ama. Então ele se conforma e diz: "mas mesmo assim eu estou quase certo / que eu faria tudo de novo".
Vai link também pra quem quiser conferir, uma canção tão bela que nem a voz semitonante de Dinho consegue estragar.

https://www.youtube.com/watch?v=Zu7oYyE6V7U

Linhas Cruzadas

Capital Inicial


Tom: D
(intro) D D7m Em Em7

D      D7m   Em            Em7
Fui enganado quando eu te conheci
D              D7m         Em         Em7
Você disse que era simples e eu acreditei
D              D7m       Em
Qualquer coisa te agradava
D                      D7m
Agora eu me sinto meio amarrado
Em          E7m          D
  Assim não posso fazer nada
           D7m
Eu preciso ganhar tempo
Em                         F#m
  Eu só preciso ganhar tempo

(refrão)
    G         Bm
Parecia tudo certo
A             F#m
Tudo que eu queria
   G        Bm       A         ( D D7m Em Em7 ) (2x)
Estava tão perto de acontecer uôuôôô

D               D7m            Em     Em7
O tempo passa e você sabe o que ele faz
      D        D7m
Tudo fica para trás
   Em         Em7        D D7m Em Em7
E você pediu, pediu demais
      D           D7m          Em              Em7
Você disse que detestava minhas roupas e meus discos
           D         D7m         Em
Mas mesmo assim eu estou quase certo
       E7m          D
Que eu faria tudo de novo
     D7m       Em     E7m F#m
Eu faria tudo de novo

(refrão 2x)

( D )
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário