sábado, 3 de março de 2012

Wifi e seus mistérios

Wifi é uma das coisas mais bacanas inventadas desde a invenção do mundo, e se espalha entre tablets, pcs, smartphones, tvs e o escambau. A internet transmitida sem fio é um caminho sem volta, porém tem seus poréns.    

Uma coisa simples mas que muitos não fazem e depois ficam reclamando do provedor é colocar senha no roteador. Se colocando já tem lá seus riscos de algum "ráquer" descobrí-la, sem ela então é uma festa. Desconfie se todos os nerds da vizinha ficarem em frente a sua casa com netbooks, smartphones, ipods etc. Sua internet pode estar sendo compartilhada promiscuamente, e tanto pode estar recebendo como transmitindo vírus e outras pragas internéticas sem restrição. Dependendo da configuração, até arquivos importantes de seu pc podem ir pro vinagre por seu descuido. Um dia destes fui no procom aqui da cidade e o note com modem 3g de uma das usuárias estava distribuindo a conexão, fato que como bom samaritano a alertei. Planos 3g escoam como água, e preço equivalente a ouro, com franquia de dados, então não convém facilitar e ter a velocidade capada por ter estourado o limite.

Nunca compartilhe escova de dentes, bem, este ditado foi atualizado para nunca compartilhe a senha do wifi. A não ser em condições especiais e depois mudar a mesma, claro, afinal, banda larga não dá em árvores.

Sinal de Wifi é algo muito sujeito as condições da sua casa, sendo facilmente atrapalhado e diminuído por paredes demais no caminho entre seu notebook e o roteador wireless. Isso notei mesmo tendo um quarto bem perto e sofrer por vezes com a inconstância do sinal. Se seu adaptador for usb então a coisa fica mais complicada ainda, pois normalmente estes não possuem antena de recepção, e por ficar ligados na parte traseira inferior do seu PC. Uma dica é comprar um extensor usb para ligá-lo mais no alto, uma forma simples de amenizar as perdas e ruídos causados pela distância e outros aparelhos como telefones sem fio, por exemplo. Placas wireless pci são recomendadas pois possuem antenas e melhor ganho para recepção de sinais. Isso é fato!

Falar sobre wifi me remete ao problema que tenho enfrentado ao fazer downloads ultimamente, onde a alta taxa de arquivos corrompidos, de todos os tamanhos, me fez repensar o uso e estar em fase de testes com a internet via cabo novamente. Caso se confirme a suspeita que a transmissão wireless esteja sendo a causa, para downloads de arquivos maiores passarei a usar sempre cabeada, e para navegação e pequenos downloads o adaptador usb. Em futura atualização após os testes informarei aqui sobre estes mistério, se resolvido ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário