sábado, 31 de março de 2012

Game of Thrones e a segunda temporada

Neste fim de semana a HBO estará exibindo todos os 10 episódios da primeira e soberba temporada. Um aperitivo bem vindo, pois a série é bem multifacetada e vários acontecimentos que são jogados na tela, todos relevantes ao desenvolvimento da história serão relembrados, já que a exibição primeira já tem uns bons meses.

Tudo que se pode dizer sobre ela já foi dito, e como leitor dos 2 primeiros livros, posso confirmar que a adaptação está fenomenal, praticamente o que vemos no livro está lá, e a escolha dos atores é tão perfeita que é  divertido ver a imagética do autor transportada para a tela em carne e osso. A série milionária aproveitou cada tostão em representar os cenários grandiosos, inclusive há um vídeo no youtube que mostra as inserções de CG quase que imperceptíveis. Trabalho impecável.

Uma ótima notícia para os fãs que aguardam sedentos o início da nova temporada é a apreciação feita pelo agregador de críticas metacritic, que cravou uma nota 90 (http://www.metacritic.com/tv/game-of-thrones/season-2) na média de veiculos de imprensa, sendo a nota menor um 80, fora um bobalhão que tascou um 40, provavelmente um loser que quer ser diferente e "polêmico". Claro que este desvio apenas prova o que ele é.

Nós, tapuias, que sempre somos alijados das grandes estréias, desta vez iremos assistir junto com a estréia da hbo americana, antes até que alguns estados americanos devido ao fuso horário. Parabéns a HBO que assim contém a pirataria, sempre um temido inimigo das produções de entretenimento.

É ocioso indicar que quem gosta da série leia os livros, para apreciar a escrita de George R. R. Martin. Até porque só assim podes saber antecipadamente o que se passará na vindoura terceira temporada e quarta temporadas, baseadas no terceiro livro, também já presente no Brasil. Além deste em fevereiro o quarto livro , Festim dos Corvos, foi lançado em nosso país.

Um detalhe sobre os livros é que são muito volumosos, constituindo tarefa ligeiramente complicada levá-los para ler no ônibus, ou carregá-lo para exibir como trofréu. O terceiro, Tormenta das Espadas, contém 884 pag! Não são tão pesados, mas leve com certeza não são, e ficam um pouco desajeitado nas mãos, algo como segurar a Garra Longa nas mãos, puro aço valiriano.

Uma prova da qualidade, ao menos mais uma pra mim, de qualidade destes livros é que nunca gostei de ler obras de muito fôlego, sendo que anteriormente o que continha mais páginas foi o superestimado Cem Anos de Solidão, umas 480 páginas, mais ou menos. Ora, o primeiro livro, Guerra dos Tronos, que acabou virando o título da série da HBO, contém 560 paginas, uma heresia para mim, e que sorvi em minhas férias com desmedida avidez. Amigos, tenham certeza, não é uma modinha, é uma obra complexa e adulta de entretenimento, e não maniqueista como O Senhor dos Anéis. A fantasia outrossim é contida, coisa que difere também da obra de Tolkien. O livro 5 já saiu nos states, e o escritor trabalha no sexto, de forma que alguns duvidam sobre se ele terá tempo de vida para terminá-los. Ironias a parte, se o fim da viagem não é mais importante e sim a caminhada, George R. R. Martin já cumpriu a sua (Crônicas de Gelo e Fogo) com tremenda imaginação e inteligência nesta obra de fantasia e aventura ímpar e imperdível.

Recomendo ouvir o podcast do paprica do sedentário e hiperativo, mas atenção que há a tradicional zona de spoilers! rs

http://www.sedentario.org/cinema-series-tv/papricast-004-game-of-thrones-52744

Nenhum comentário:

Postar um comentário