sexta-feira, 18 de maio de 2012

Legião Urbana e As Quatro Estações

Legião Urbana 4 Estações de 1989 foi um álbum que começou devagarinho, na época ainda eu estava envolvido nos vinis, e de quando em vez passava pelas lojas americanas dando aquela visualizada nos albuns de rock br que estavam expostos para nosso culto. A música de trabalho escolhida pela gravadora foi Há Tempos, uma boa música mas que não gerou a empolgação devida para o trabalho dos legionários, assim como a próxima, Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto. Com isso o preço do LP despencou, sendo vendido a 1/3 do preço de lançamento, fato aproveitado por minha jovem pessoa, com os contados reais ou cruzeiros, nem me lembro mais. Então quase que ao mesmo tempo que comecei a escutar as músicas deste bonito álbum, de forma quase imperceptível a terceira música deu as caras, Pais e Filhos. E então o milagre aconteceu: a música estourou em todo o Brasil e se tornou praticamente o hino na turnê da banda, sendo apreciada com fervor até hoje pelos fãs. Tal era o carinho da banda por esta música que eles enxertaram, na versão de shows, com Stand By Me da versão do Lennon. Depois vieram outras canções deste trabalho: "Meninos e Meninas" era a mais emblemática devido a temática bissexual da letra, já praticamente publica de Renato Russo. A Legião começava a encontrar sua identidade musical se afastando um pouco de U2 e Smiths,  experimentando até temas religiosos como Monte Castelo, um corpo estranho na carreira da banda. Há também os rockões como 1965 (Duas Tribos), uma das mais intensas canções na voz de Renato.
Como curiosidade há a canção Feedback Song for a Dying Friend, que com sua letra densa em inglês teve como tradutor o intelectual e humorista Millôr Fernandes, que, mistério, não se sabe se por uma blague ou então por não conhecer o jargão rockeiro para a palavra Feedback (distorção) traduziu a palavra como retorno. Ou seja, o que seria "Canção distorcida para um amigo a beira da morte" virou "Canção de retorno para um amigo a beira da morte". Hoje, nem o grande guru do Meier poder responder essa, nem tampouco Renato, que já faz rockonhas com Cazuza e outros.


PS: aqui no interior do RJ, em Volta Redonda a Legião fez um show no estádio da cidadania, em um dia posterior a uma chuva, e estava um pasto só. Renato, segundo testemunhas, estava alcoolizado no mínimo, e dizem, chegou a vomitar durante o show. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário