quinta-feira, 31 de maio de 2012

Game of Thrones, diferenças entre o seriado e os livros

Vi um ótimo post sobre as diferenças do livro Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos e Fúria dos Reis, em que se basearam a primeira e segunda temporadas de Game of Thrones. O texto se ateve a alguns pontos como nomes, ou detalhamentos sobre fatos que não vimos nos livros, o que é uma ótima idéia dos produtores, entre eles o autor George R. R. Martin, o que diminuirá consideravelmente o mimimi de fãs xiitas a uma adaptação de uma obra chancelada pelo seu artífice.

Porém há alguns outros detalhes que gostaria de citar também, já que como fã notei e gostaria de compartilhar, ao menos o que me lembro pois os livros são extensos e tem já algum tempinho que os li.

Da primeira temporada/Primeiro Livro

Tyrion, no enfrentamento perto do final do primeiro livro participa furiosamente da batalha, conseguindo até abater alguns adversários, demonstrando uma coragem que não acreditávamos que estava na pele do astuto anão. No seriado, esta atitude é perdida, algo que não concordei, pois é acentuado o lado cômico do personagem, que em vez de participar da batalha, logo nos preparativos é atingido por um dos cavaleiros e fica desacordado por todo o combate. Deste ele só vê o resultado e é informado dele por Bronn.

A cena em que Jaime o Regicida enfrenta Ned Stark não existe na obra literária, ele apenas participa do cerco. Nem tampouco mata um dos guardas de Ned com uma punhalada no olho. Na verdade o cerco ocorre numa estrada numa noite chuvosa, e o que fere a perna do lorde de Winterfel é a queda do cavalo sobre ela.

Arya treina com um Syrio Forell de cabelos encaracolados e de meia idade na tv, enquanto que no livro é um quase idoso calvo.

As cenas homoeróticas de Renly e Loras são um escancaramento nada poético do seriado da HBO, no livro esta situação é apenas insinuada.

Da segunda temporada/Segundo Livro

A jornada de Arya e do ótimo personagem da patrulha da noite Yorem é bem mais longa, e a forma que o último encontra a morte não é a mesma, a da tv é mais curta e torna o personagem menos relevante e carismático.

No livro não ficamos sabendo exatamente como Robb conhece sua futura esposa; apenas que foi no campo de batalha. Na série da HBO é detalhada esta relação, como ele conhece a "enfermeira", inclusive a personagem chega a contar porque resolveu ajudar os feridos, após quase ter perdido o irmão afogado, que estava aos cuidados dela e foi ajudado por um escravo para reanimá-lo.

O entrevero entre Craster e Jon Snow não existe no livro, assim como o que ele vê antes disso acontecer.

A jornada de Jon Snow e os irmãos da Patrulha da Noite pelas montanhas que abrigam os selvagens é muito mais extensa e cheia de aventura e perigos do que vemos no seriado.

Não há a relação de quase tutor de Tywin Lannister e Arya, mas ela serve a outro personagem que toma conta de Harrenhal. A fuga de lá não é uma facilitação como vimos na tv, com os guardas mortos por Jaqen. Na realidade Arya mata um dos guardas com um ardil no livro.

O simples corte em Drogo na verdade é quase uma extirpação de mamilo descrita no livro.

Na batalha no que vimos no capitulo 9 do seriado, Stannis participa do cerco, chegando a invadir o castelo, porém no livro não existe esta passagem. O local onde Tyrion foi ferido difere também do mostrado na tv.

A trama do roubo dos dragões não existe no livro 2, mas pode ter sido um dos momentos que se cogitou pelos produtores de "adiantar acontecimentos do terceiro livro", mas então seria em outro lugar e contexto, possívelmente.


Estas e outras diferenças existem, são as que me recordo, mas certamente me virão a mente outras e deixarei sempre atualizado com novidades este post. Quem quiser colaborar com outras observações ou correções, fiquem à vontade.

Atualização: A revista Rolling Stone se debruçou também nas diferenças e fez um excelente artigo. Segue o link: Diferenças entre os livros e o seriado - Revista Rolling Stone

Nenhum comentário:

Postar um comentário