sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cronicas de Gelo e Fogo - Game of Thrones

Uma pergunta é legítima e muitos podem se fazer é: Game of Thrones foi uma adaptação fiel e interessante do livro 1 da grande saga de George R. R. Martin?
Resposta: sem dúvida! O trabalho de dar vida as grandes maquinações e imaginação do autor foi brilhante e plena de êxito. Ler o livro após assistir ao seriado da HBO prova isso, tanto que ficamos com o interpréte de cada personagem atado a nossa imagística que criamos ao viajar pelas páginas. 
Não se pode dizer que tudo está lá, pois seria tarefa impossível para apenas 10 episódios, contudo, praticamente o que de havia de mais interessante e importante na obra impressa é exibida no seriado, inclusive toda a violência gráfica e sexo que permeiam em muitos momentos GoT. É uma obra adulta e cheia de nuances quanto as atitudes dos personagens, e nisso podemos enxergar superioridade quanto a obra de Tolkien. Sua grandeza em termos gerais sobre a outra será obra para os futuros críticos e analistas de ambas as obras. Agora o frescor e pouca distância quanto a GoT pode gerar injustiças que não sou eu, nem tenho esta arrogância, que vou dirimir. É um livro parrudo, 567 pag. que são devoradas com avidez por quem se dispor a superá-las. Nunca fui muito adepto de longos romances, mas este realmente me cativou, assim como  Heróis e Tumbas de Ernesto Sabato, Crime e Castigo de Dostoievski, e muito menos Cem Anos de Solidão de Garcia Marquez. 
Ou seja, leia o livro, assista a série, seja feliz com ambas, pois são espetaculares!
Mas isso nos leva a outra pergunta:
Quem assistiu ao seriado poderia se furtar a ler o primeiro livro e pular direto para o segundo, Fúria dos Reis?
Resposta: Sim. A maior prova da maestria da adaptação para a tv é esta. Não será sentida esta lacuna para quem mergulhar nas páginas da continuação. Uma ou outra faceta da história pode se perder, mas não será determinante para se compreender os rumos que tomaram os acontecimentos. Sem contar que por se tratar de um livro nada barato (R$ 49,00 nas livrarias da minha cidade!) pode ser o fiel da balança para se comprá-lo ou não.
Por fim, uma dica: nas lojas virtuais dos grandes magazines por vezes há promoções, tanto que paguei 25 reais no primeiro e 27 reais no terceiro, frete gratuito, nas lojas americanas. Inclusive, lá esteve em promoção por algumas vezes por 69 reais os 03 livros, uma pechincha para 2084 aproximadamente de uma aventura medieval de fantasia admirável e plenamente recomendável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário