domingo, 4 de fevereiro de 2018

Viva - A vida é uma festa (****1/2)

É sabido que a pixar é uma empresa de excelência em desenhos com tecnologia digital, assim como em produzir histórias acima da média. E mais uma vez é franco-favorita ao oscar de animação nesse ano. Viva conta uma história de um garoto engraxate em uma família de sapateiros, que devido a um drama que remonta a vida da bisavó, que quase não se comunica, aparentando estar  num quase estado de catatonia. A mãe e filha(bisavó) são abandonadas pelo pai para que este se tornar um músico famoso. Por conta disso a família e seus descendentes simplesmente passam a odiar música, fazendo com que o garoto mantenha escondida sua paixão pelas canções. Nesse pano de fundo está a festa de dia dos mortos mexicana, uma tradição que está viva até hoje, onde os mortos recebem oferendas e segundo as lendas vem visitar seus parentes vivos. Nesse interim um concurso de talento irá ocorrer e Miguel, o adorável personagem principal vê seus planos frustrados pela sua família e resolve obter o violão de seu ídolo há muito enterrado no cemitério local. Eis que a magia acontece e Miguel é transportado para o mundo dos mortos.
O interessante é a mitologia que é criada nesse outro mundo, onde os mortos se espantam ao ver o garoto, "um vivo", a assustar os do lado de lá. Idéias interessantes, como os mortos que podem "morrer" se porventura tiverem sido esquecidos por seus parentes vivos. Quando isso ocorre e o garoto perguntou o que houve, ele tem a explicação acima. Porém ao perguntar para onde ele foi seu amigo no mundo dos mortos responde: ninguém sabe. Boa sacada.
Incrível observar o grau de perfeição na movimentação, gestos e atitudes dos personagens, nível de detalhes, cores e efeitos de uma obra realmente superior em sua construção.
O desenho é repleto de piadas, momentos musicais divertidos, além de a pontual mas certeira dose de emoção dos clássicos da pixar.
Pelo jeito ainda não será dessa vez que nosso Carlos Saldanha (Touro Ferdinando, A era do Gelo) irá obter um Oscar. Viva é um desenho excelente, uma ótima diversão que faz pensar, sobre a vida e a morte, além do que nos faz dar valor por estar aqui, que é a família e os amigos. (****1/2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário