domingo, 18 de setembro de 2016

Redmi Note 3 Pro arrives! Hands on & Review

Finalmente após espera torturante enfim chegou o Redmi Note 3 Pro!
Acima imagine a carinha feliz. Logo abaixo a carinha triste: fui taxado em 200 reais. Bem, poderia ter sido pior claro, pois o valor que paguei referia-se a quantia de 324 reais, quando o valor do aparelho foi na realidade 499 reais. Muita gente pagou menos, mas mesmo assim foi uma boa mordida no meu caso. Risco do ofício de se importar no Brasil.
Uma das coisas que ao pegar seu RN3P é mudar de cara sua ROM bugada e cheia de lixo e malware: trocar pela rom global, preferencialmente a 8.0 que permite atualização. Mas em alguns sites de compra, como no ótimo Banggood.com o comprador pode deixar uma mensagem no momento da compra solicitando que essa mudança de rom seja feita pelo próprio vendedor, eliminando essa dor de cabeça, já que o bootloader dele vem bloqueado. Faça! Porque embora não seja nada do outro mundo no nível dificuldade, é meio chatinho e pode haver o risco de você dar uma brickada de leve no seu aparelho novinho!
Quanto ao aparelho, é bonito demais, rápido (antuto 76000), não é tão pesado quanto eu pesava que seria, tem uma tela muito bonita, fazendo diferença ser full HD. Uma pena eu não ter encomendado capinha e película para ele, seria uma ótima proteção pois sabemos que celulares tem a mania de pular da nossa mão para dar uma volta no chão de preferência de vidro para baixo. Arrepios na alma só de pensar na possibilidade.
O desbloqueio do aparelho feito pelo leitor de digitais é rápido, e muito funcional, praticamente não notei até o momento nenhuma falha de reconhecimento. O bacana é que ele tanto liga a tela do aparelho como desbloqueia ao mesmo tempo. Aparelhos como o Iphone 5s não faz isso, tem de estar com a tela já ligada para haver o desbloqueio.
O espaço interno já vem pela metade tomado já pelo SO, então de repente pode ser que vejas a necessidade de se ter um chip somente e um cartão SD. Há uma gambiarra que se pode usar ao mesmo tempo os dois chips e o SD, mas é para os corajosos mesmo. Não me apetece.
A câmera dele até que me surpreendeu, os reviews que já tive acesso alguns a destruíam impiedosamente, ou diziam que era uma boa câmera. Eu acho-a uma câmera boa, durante o dia tira boas fotos, e a noite é como as outras, fraquinha. Sabemos que só celulares top tem câmeras decentes em fotos noturnas.
A bateria realmente se comporta como esperado aguentando pelo menos um dia e meio de uso mais hard, permitindo que não vivas a espreita de uma tomada como um escravo da autonomia. E o carregador permite quick charge 2.0 que já é uma boa pedida. Essa é uma preocupação que não vai ter, fique tranquilo. Muito interessante é que mesmo com o modo de economia de bateria ativado não notei a falta de notificações como usualmente acontece nestes modos em outros aparelhos. Há também opção de usar o modo a partir de determinado horário pré definido.
Um lance bacana no aparelho é a fácil customização de temas, havendo vários e vários disponíveis através de um aplicativo já instalado, que já baixa e aplica o visual rapidinho. Outra é a capacidade dele de servir de controle remoto, uma feature pouco usual mas muito útil nessa era de muitos eletrônicos e pouca paciência para acumular controles.
Sobre a rom em sí, ela tem boas novidades no layout da câmera, com muitas configurações e filtros disponíveis para pré-visualização, pena que agora na nova versão numa amostra bem pequena na tela, porém permite editar e incluir até sons, textos e filtros em vídeos e imagens.
Duplicar aplicativos é outra solução interessantíssima, pois permite ter duas instâncias de apps diferentes, como dois whats já que o aparelho é dual chip. Também pode-se ter dois sistemas, com seus aplicativos próprios, controlados por senha.
Níveis de brilho e luz de fundo da tela permitem que se possa por exemplo ler no aparelho com uma luz mais suave e que gera menos cansaço visual, ou outras para poder usar o aparelho sob intensa luz solar.
O led de notificação não sei por que é tão desprezados em smartphones. Se muitas empresas não o consideram útil a Xiaomi não pensa assim e vai ao encontro de muitos usuários como eu. Diferentes cores podem ser configuradas para mensagens, ligações perdidas e apps. Palmas para a fabricante.
Aparelho de configurações excelentes, já descritas em um artigo anterior (http://tecnocultura-bilyjunior.blogspot.com.br/2016/09/na-espera-do-xiaomi-redmi-note-3-pro.html ), a única falta que para muitos usuários nem fará falta é de NFC, que ajuda a parear dispositivos com a função muito mais rápido. Além disso é usado para pagamentos, mas aqui no país tropical ainda pouco utilizado, ao invés de usar cartões de crédito tradicionais.
Há uma miríade de menus de configuração na Miui, e é algo de crítica para muitos usuários, e de salvas para outros tantos. Sou da opinião que ter opções de customização e configuração sempre será um ponto positivo, já que permite deixar o aparelho mais ao seu gosto, desde que esteja pronto a fuçar no aparelho. Se não é o seu caso, terás de se contentar com as configs padrão e perder muito do que o sistema pode oferecer em recursos e sofisticação.
A pergunta final é: vale mesmo a pena o aparelho, mesmo sendo taxado por um valor expressivo?
Sim, vale muito. Semelhantes smarts aqui não saem por menos de 1200 a 1500 reais. Claro que a garantia se o aparelho der defeito futuramente não existe. Se tiver de arrumar será numa oficina não oficial, e peças terão de ser encomendadas da china para depois haver a reparação do aparelho por um técnico de confiança. É o ônus de a fabricante não vender oficialmente no país. E do risco de ser pioneiro e não se contentar com os preços abusivos e os aparelhos muitas vezes deficientes daqui.
Grandes ousadias trazem grandes recompensas. ;-)

Apenas um último aviso: há espertinhos no mercado livre que vendem o aparelho por 1000 reais, sendo que o que eles fazem é simplesmente comprar o aparelho na banggood ou outros, coisa que você mesmo pode fazer e pagar pelo menos 300 reais mais barato! Alguns por ter já o aparelho no país, vendem a 1200 ou até mais. Não seja este cara que vai comprar desses atravessadores. Perca o medo, faça você mesmo a importação e pague muito menos e seja feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário