terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Lumia 640 XL e Windows Mobile 10 (build 10586.29)

Dando continuidade a minha saga smartphônica, aproveitei a Black Fraude e peguei um Lumia citado no título, com uma tela de responsa de 5,7 polegadas, uma câmera muito boa de 13mp frontal e selfie de 5mp grande angular. Comparadas com a câmera do Moto X 2014 não tem nem briga, o Lumia dá uma surra de bunda principalmente à noite, além do nível de detalhe das fotos. Lamentável a câmera do Moto X, ponto.
Claro que como fuçador profissional, arrumei logo um jeito de lançar a versão de testes, quase uma RTM do windows 10 mobile nele. E está uma beleza. Os novos recursos são muito bem vindos, as tiles como sempre muito eficientes para dar uma mostra do conteúdo que está disponível nas redes sociais, o teclado melhorou muito inclusive na delicada e irritante, nas versões anteriores do sistema, edição de palavras no teclado. Agora com o modo cursor temos uma opção viável e rápida de se fazer. Ponto pra microsoft.
O WM10 deve ser lançado em dezembro, assim como a cortana, que já funciona em inglês.
Uma novidade que já tem mais de mês e cada dia fica melhor é o Facebook, que agora é um aplicativo unificado para as plataformas, e que não fica a dever praticamente nada aos outros SOs. Reconhecidamente a versão 8.1 é muito feia e pouco funcional, e a MS corrigiu isso, apresentando um belo aplicativo, reformulado e elegante.
Para os temerosos quanto a autonomia do aparelho, se acalmem, a bateria dele é muito boa, aguenta o tranco de uso mais pesado e dificilmente ficará sem o cel durante o dia. Mais de 3000mah dão conta da fome de uso e da tela que é gigante. Uma bola fora, porém é o carregador que veio, de 750ma, ao invés de um de pelo menos 1 A, o mais indicado para uma bateria deste porte. A microsoft economizou demais e a fonte não é com cabo usb incorporado, aliás, a caixa só vem a fonte, e o aparelho, com a bateria. Nada de cabo usb, nada de fone de ouvido. Se vira. Ao menos tem entrada para cartão SD para desafogar o pouco espaço de 8gb do aparelho, dos quais somente a metada está disponível para fotos, vídeos e apps. Cartão SD é obrigatório nesse smartphone!
Um quad-core qualcomm de 1.2 Ghz e 1 Gb de ram conseguem lidar com o windows 10 com tranquilidade e todas as apps respondem rapidamente, um belo conjunto. Por até 480 reais em alguns lugares, para quem quer fugir do lugar comum do Android ou IOS, experimentar o windows mobile é um exercício libertador e tarefa de desbravamento. Alguns apps que podem faltar realmente podem pesar contra. Não há todos os apps mais famosos, mas faltam a esta altura poucos. Jogos também tem uma oferta menor, porém a fluidez e a raridade de se ver um aparelho WP travar compensam estas faltas. O custo-benefício é monstro, e o sistema está muito bem resolvido e com a chegada dos apps universais dará outra cara a muitos aplicativos que tem uma certa simplicidade de desenho que pode incomodar. Mas navegar é preciso.

PS: o meu deixou de funcionar a câmera frontal. Começou com um funcionamento intermitente. Depois parou e nada faz voltar. Resultado: irei enviar para a microsoft amanhã (19/01/2016) e pelo que pesquisei, e a quantidade de vendas de câmera frontal nos ali express da vida, deve ser um problema recorrento, como foi o de microfones no Lumia 930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário