sábado, 21 de novembro de 2015

Moto X 2014 e a atualização para Android Marshmallow 6.0 - Review



Como é sabido dos geeks, a atualização dos Moto X 2014 para android 6.0 já está rolando e caso não tenha aparecido para você já é possível baixar o arquivo zip e forçar a atualização. Para quem quer
atualizar basta visitar o endereço abaixo:

http://dudurochatec.com.br/como-atualizar-o-motorola-moto-x2-2014-para-o-android-6-0-marshmallow/

Vou falar sobre as minha impressões sobre esta esperada atualização do SO da google.
O modo que ele trabalha as permissões é ok e vem sendo burilado tem tempo, de forma que seja solicitado a medida que o recurso vá sendo utilizado, que é uma forma de desautomatizar os "oks" que damos a atuações do sistema que nem desconfiamos o quão intrusivas podem ser.
A gaveta de aplicativos já era vertical na versão anterior, com os apps usados por último na primeira fila estática. Nada mudou aqui. Para mim não é um item relevante, pura perfumaria.
Há certa liberdade agora para lidar e escolher quais as configurações rápidas deseja utilizar, num menu - que tem um quê de easter egg para acessar - o que é uma vantagem, tudo o que permitir personalizar é valido e esta é um acerto do marshmallow. Se chama System UI Tuner, e o usuário deve pressionar o ícone de configurações da barra de notificação por 5s.
Backup automatico de dados de apps para o google drive, para que se perder ou adquirir outro aparelho ele seja restaurado com seus aplicativos preferidos é outro acerto que merece elogios, embora seja algo tardio né google?
Houve melhoras visuais em alguns aplicativos e renomeações, para dar um certo ar de novidade, embora seja bem pontuais, de forma que não parecerá que é um sistema muito diferente do que estava acostumado a ver.
E aí que vem as duas polêmicas que me desagradaram um bocado, que são:
1) a otimização da bateria, chamado sistema DOZE que promete cuidar melhor dos aplicativos dormentes e que teoricamente não deveriam consumir bateria, que para mim não fez diferença alguma. Segundo a Google não é necessário mexer em nada, já é nativo esta feature, mas é inegável que não é essa coca-cola toda, embora tenha visto alguns comentários no youtube, para mim como usuário comum não houve ganho, continua o mesmo smartphone de sempre, com seu consumo por vezes guloso da bateria. Quer ter economia de bateria? Simples, não use o smartphone.
2) o recurso Now On Tap, a busca contextual que mostra resultados quando se aperta o botão home quando estamos ouvindo música, ou numa página e o google mostra uma janela com sugestões sobre o tema. Um ótimo recurso, muito bem vindo e inovador, porém... no Brasil ele foi limado, e apenas temas em que se seleciona o texto da busca no browser, o google pode ser acionado, mas não é o recurso completo. O ridículo é que se mudar o idioma para o inglês ele funciona em toda a sua majestade.
O resumo da situação é: os dois recursos mais importantes e chamativos dessa atualização ou não são tudo isso (bateria) ou foi inabilitado para nós tupiniquins (Now on Tap).
Não há como não ter um ar de decepção sobre o Android 6.0 senhora Motorola. Quem sabe atualizações garantam que estes recursos sejam liberados ou efetivamente implantados de forma mais produtiva.
(***)

PS1: segue um link para outras impressões de usuários sobre a atualização.
http://www.androidpit.com.br/moto-x-2014-android-6-0-marshmallow-impressoes-leitores

PS2: não fiz reset nem wipe cache então pode ser que haja alguma influência sobre a bateria, quando tiver com saco de fazer isso posto aqui. XD

PS3: Já achei um bug escroto, que impede que eu veja o conteúdo da memória interna do cel (videos, fotos)! EDIT: Resolvido, basta ir no menu programador e desselecionar e recelecionar modo de configuração usb para PTP ou MTP que volta ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário