domingo, 9 de abril de 2017

Fragmentado - (***)

Não, não foi dessa vez que Shyamalan conseguiu tirar um coelho da cartola e botar nos eixos sua carreira que parecia muito promissora após o clássico O Sexto Sentido, e o muito bom Corpo Fechado. Com plot twists carpados de tão bem bolados, principalmente no primeiro filme, prometia aos espectadores sempre algo de diferente, com um roteiro que nos permitia enxergar a esperteza na urdidura de mais tramas que nunca deixavam de surpreender. Porém o que se viu depois foram um diretor que se comprazia em fazer o mesmo truque sem a mesma maestria de antes, em filmes com histórias cada vez mais tolas ou estapafúrdias. Algumas cenas por vezes de impacto, como as pessoas pulando de um edifício em sequencia em o Fim dos Tempos, um filme com um início de impacto, mas fora isso muitas bolas foras.
Dessa vez ele nos entrega um filme de suspense irregular, onde quase que não há...suspense. A história de um louco de pedra que sequestra 3 garotas e as confina enquanto desfila suas 23 personalidades embora dessas só 8 ou pouco mais são apresentadas na projeção.
Uma menção honrosa deve ser feita a James McAvoy, que está muito bem nas várias figuras que encerra dentro de sua mente perturbada, com nuances corporais e de voz que impressionam, e que no final fica ainda mais assustador em sua composição. O problema é que o filme não é só ele, e o restante do elenco é bem irregular, principalmente as meninas sequestradas, onde até Anya Taylor-Joy do excelente A Bruxa está bem mais ou menos.
A projeção poderia ter um roteiro mais enxuto, pois há cenas que poderiam ter sido limadas com tranquilidade, tal a insignificância de algumas passagens. Alguns truques ou sacadas de uma personagem, a psiquiatra, é incipiente até de tão bobinha.
E aqui chegamos a, nessa altura duvidosa, questão do plot twist do filme: ela não se refere a trama em sí, o que pode ser legal para alguns, mas deixa sentimentos ambivalentes em muitos.
O resumo da ópera é: o filme é bom? Sim, é até assistível. Porém vale a ida no cinema em um dia, hmmmm, frio e de chuva? Melhor aproveitar seu chocolate quente entre cobertas.
(***)

Nenhum comentário:

Postar um comentário