segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Invasão Zumbi (Train to Busan) - (****)

Nunca soube de filmes de zumbi japoneses, deve haver, claro mas eles se notabilizaram mais no ramo de terror psicológico como atestaram Ringu, Dark Water, o Grito, etc. A grande sacada do terror nipônico é nos amedrontar muitas vezes mais com a sugestão do que a visão propriamente dita, além de imagens incomuns ou em velocidades alteradas para mais normalmente da película, que causa desconforto e estranhamento ao nosso paladar ocidental.
Eis que em 2016 chegou este que já se pode se chamar de novo clássico do cinema de zumbis, que tem o título canhestro e espanta público de Invasão Zumbi. Um pai relapso e sua filhinha, outro que virá a ser pai, estudantes de um time de beisebol, um diretor inescrupuloso, todo esse caldo de pessoas irão parar num trem que recebe uma das infectadas que vai espalhar a doença zumbificadora e causar o caos sob trilhos. Os zumbis aqui, ao contrário dos lentos seres de Romero ou Walking Dead, são criaturas bizarras, quebradas e assustadoramente rápidas e vorazes. Com cenas que remetem por vezes a Guerra Mundial Z com zumbis que demolem as barreiras no peso e na compactação, causam ainda mais agonia quando perseguem os humanos sadios não deixando tempo para pensar, e fazendo com quem assiste fique sem fôlego. Há várias cenas que o suspense faz o coração pular pela boca, e por um fio fica a vida, a quase todo momento. A trilha sonora ajuda bastante, e os efeitos dão ainda mais atmosfera com ruídos e vozes horripilantes. Claro que há clichês nos personagens, vez ou outra, mas faz parte para poder captar a empatia dos mais sugestionáveis e menos críticos, mas qual o problema de se divertir não é mesmo? Os zumbis tem ligeiras alterações do comportamento padrão, que se torna uma ferramenta de suspense em certas cenas, uma engenhosidade para fugir do comum, idéia acertada.
Para quem curte, são quase duas horas de uma montanha russa de sustos e suspense. Uma boa pedida com sabor oriental mas que não deixa nada a dever ao cinema americano de terror.

Cotação: ****

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