sexta-feira, 6 de julho de 2012

LG Optimus Black - P970H: primeiras impressões e Root!

Agora estou no time dos Optimus Blackers, o p970h. Um aparelho mid-range com boas especificações, processador de 1Ghz single-core, 512mb, 2gb de espaço interno, cartão sd de 4gb, tela de 4 pol., camera mediana para fotos boa, principalmente de dia, mas de noite surpreende, porém a filmagem em HD granula um tanto demais em movimento, uma tela super brilhante, autonomia de bateria padrão para aparelhos android. O aparelho é muito leve, e de design elegante e fino. A interface da LG tem algumas boas idéias, como separar os apps em categorias, mas há muito lixo na versão da claro, o que irrita um bocado. Ele vem com FROYO (android 2.2) mas ao instalar o driver usb e o sincronizador da LG já detectou atualização para Gingerbread Android 2.3.4. O engraçado é que praticamente só mudou o nome de alguns ícones, além de alguns deles estarem mais bonitos após a atualização. Não foi uma mudança radical, creio que mais internamente do que visualmente. A bateria parece ter melhorado, mas não tenho ainda suficiente familiaridade com o aparelho para afirmar categoricamente. Mas uma coisa é certa: o tempo de carga leva em torno de 1h40min, já que a bateria de 1500mah é bem robusta, embora não ache como ela consegue se esvair em uso intenso tão depressa.
Posso citar um defeito que para mim é incompreensível num smartphone, que é não ter um led de notificação para chamadas perdidas, etc. Parece que há soluções alternativas (root) para usar os leds dos touchs capacitivos, mas isso já teria de ser implementado out of the box para o bichinho.
Uma novidade mais curiosa do que realmente revolucionária é o botão G, que pode, por ex. na lockscreen, ao ser pressionado e o aparelho chacoalhado abrir o aplicativo de camera, ou então atender ligações ou terminá-las. Usar gestos como toques no lado do cel na galeria de fotos pode ir pulando para a próxima ou anterior, colocar o fone para baixo coloca em modo silêncio, entre outras traquinagens.
As teclas capacitivas tem a desinteligência de apagarem muito rápido, então se você estiver no escuro vai ter de adivinhar onde ficam os botões. Uma coisa intrigante é a ordem destes botões padrão do android no aparelho; não parece que foi a melhor escolha, mas voga também um bocado de falta de costume.
Uma boa notícia é que a LG anunciou a atualização para ICS 4.0 para o terceiro trimestre, numa demonstração de respeito ao seu consumidor, que por exemplo a samsung não teve com os seus no premiadíssimo Samsung Galaxy SII. Menção honrosa também a Sony que já atualizou sua linha xperia pro, mini, neo e neo V para ICS, louvável! (*Má notícia no front: a LG vetou a atualização para ICS no Canadá. Isso indica que esta posição pode se disseminar em outros mercados, embora a fabricante diga que se restringe ao Canadá!)
Enfim, sempre estarei fazendo testes nele, mas por enquanto nada de ROMs customizadas pois não quero correr o risco de brickar o aparelho em tão pouco tempo.
That's all folks, for while.

PS: uma dica para poder fazer o 3G ser configurado, especialmente para a OI é usando o APN Brasil. Tentei configurar pelo SMS da OI 4421, tentei outras configs em sites mas só consegui lograr êxito com ele. Fikdik.

PS2: Root foi um martírio para conseguir. A maior parte dos programas (gingerbreak, blackjack entre outros) não funciona na versão gingerbread da claro 2.3.4 - versão V20a. Porém depois de algumas pesquisas, achei um belo tutorial para flashear no orkut, que se baseou num do XDA para uma versão sem crapware da operadora! Simples, prático e funcional, testei e achei beleza! Segue abaixo os links.

Flashear LG Optimus Black

Flashear Versão Gingerbread com Root

PS3: testei algumas roms nele, mas elas invariavelmente capavam alguma funcionalidade dele, exceto quando usavam a mesma versão de firmware e só atachavam alguns adereços, como a marvel v9 que é bem leve e bonitinha. Não aprendi legal a customizá-la, pois há opções disso na hora do recovery, quando tiver mais subsídios para fazer isso posto aqui. Até a Cyanogem, a mais famosa, nos presenteava com travadas que demandavam retirar a bateria para o bichinho ressuscitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário